Agradecimento da Chapa reeleita Avançar na Organização Consciência e LUTA!

Agradecemos todos aqueles que nos apoiaram durante a campanha, que divulgaram nossas propostas aos seus colegas, e aqueles que acreditaram e nos deram um voto de confiança para permanecermos mais um ano organizando conscientemente a luta dos estudantes e trabalhadores no Parobé. Porem precisamos dizer que não entendemos este processo eleitoral que vivenciamos como uma simples disputa entre propostas de estudantes. Entendemos como uma disputa entre um programa de luta em defesa e pela conquista de uma educação pública, popular, gratuita e de qualidade, contra a apatia e adestramento da consciência dos estudantes perante os ataques ao ensino público e aos trabalhadores, praticado pelos governos Lula, Yeda e Fogaça a serviço dos empresários. Em suma o que estava em jogo era os interesses históricos dos estudantes e trabalhadores versus os interesses dos empresários. Felizmente os estudantes do Parobé já estavam “precavidos” destes métodos e “promessas” e souberam distinguir entre os seus interesses e os de seus inimigos. No fim prevaleceu as propostas de uma gestão combativa, classista e independente para avançarmos na organização, consciência e luta.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Meia-entrada só pra 40%

Em 2006, foi aprovada uma lei que dava o direito à meia-entrada para estudantes. Inicialmente, a lei previa a meia-entrada em eventos culturais (shows, peças de teatro, exposições, circos, cinemas, etc.) e jogos esportivos, através da apresentação da carteira estudantil. As limitações eram sobre os eventos culturais realizados em finais de semana, ou que tivessem no máximo duas apresentações no município – para estes, seria concedido um desconto de apenas 10%.

No ano passado, porém, foram feitas alterações na lei. Limitou-se a disponibilidade de ingressos a 40%, com a desculpa de que assim seria possível baixar o valor dos ingressos (o que, como se pode notar, não ocorreu).

O cartão TRI dos grêmios dá direito à meia-entrada, sim!

Existe a grande questão sobre os cartões aceitos para a meia-entrada. Muitos lugares insistem em exigir o cartão TRI feito através da UMESPA ou UGES, ao invés de aceitar também os cartões feitos pelos grêmios estudantis e outras entidades. Hoje em dia, todos os cartões são feitos pela EPTC, e as entidades não confeccionam mais as carteiras – apenas encaminham os pedidos. Portanto, TODOS os cartões são ABSOLUTAMENTE IGUAIS, e TODOS devem ser aceitos EM QUALQUER LOCAL PREVISTO EM LEI.
Não podemos aceitar que este direito, embora não tenha sido conquistado com luta, seja cada vez mais restringido, até que voltemos à estaca zero – ou seja, sem meia-entrada e até sem os míseros 10% nos finais de semana. Só com luta podemos defender nossas conquistas, e os estudantes precisam se organizar para lutar. O GEPA está construindo o Conselho de Representantes de Turma, para que o Parobé tenha um movimento estudantil forte e conte com a participação de todos.
- Mostrar texto das mensagens anteriores -

2 comentários:

  1. Isso aí é uma vergonha... meu amigo tentou comprar ingresso pra um jogo do Inter com o seu TRI e não deixaram pois não era da UMESPA...

    Sendo que:

    A finalidade da apresentação do TRI é comprovar que a pessoa é realmente um estudante...

    Afinal, se está escrito que sou estudante no meu Cartão TRI e nele consta a data de 2009 porquê não aceitar? o que a UMESPA ganha com isso? Dinheiro?

    ISSO É SUJEIRA e nós é que devemos nos organizar e lutar em prol dos nossos direitos!

    ResponderExcluir
  2. Tiago Rocha - Mecânica Noite18 de maio de 2009 às 16:27

    "Afinal, se está escrito que sou estudante no meu Cartão TRI e nele consta a data de 2009 porquê não aceitar? o que a UMESPA ganha com isso? Dinheiro?"

    Provavelmente ganha dinheiro mesmo. Inclusive, a UNE (União Nacional dos Estudantes, entidade à qual a UMESPA é filiada) tem brigado ultimamente para centralizar novamente a confecção de carteiras escolares na mão deles, dessa forma aumentando ainda mais o faturamento. Vale lembrar que, mesmo com a descentralização da confecção dos cartões, a UMESPA arrecadou mais de meio milhão de reais (fizeram por volta de 40000 carteiras a 12 reais e 60 centavos).

    ResponderExcluir

Deixe suas opiniões aqui
entraremos em contato para mais esclarecimentos