Agradecimento da Chapa reeleita Avançar na Organização Consciência e LUTA!

Agradecemos todos aqueles que nos apoiaram durante a campanha, que divulgaram nossas propostas aos seus colegas, e aqueles que acreditaram e nos deram um voto de confiança para permanecermos mais um ano organizando conscientemente a luta dos estudantes e trabalhadores no Parobé. Porem precisamos dizer que não entendemos este processo eleitoral que vivenciamos como uma simples disputa entre propostas de estudantes. Entendemos como uma disputa entre um programa de luta em defesa e pela conquista de uma educação pública, popular, gratuita e de qualidade, contra a apatia e adestramento da consciência dos estudantes perante os ataques ao ensino público e aos trabalhadores, praticado pelos governos Lula, Yeda e Fogaça a serviço dos empresários. Em suma o que estava em jogo era os interesses históricos dos estudantes e trabalhadores versus os interesses dos empresários. Felizmente os estudantes do Parobé já estavam “precavidos” destes métodos e “promessas” e souberam distinguir entre os seus interesses e os de seus inimigos. No fim prevaleceu as propostas de uma gestão combativa, classista e independente para avançarmos na organização, consciência e luta.

terça-feira, 5 de maio de 2009

O primeiro passo do Conselho de Representante de Turma já foi dado!

Nos dias 27 e 28 de abril, o Grêmio Estudantil do Parobé realizou dois encontros com os representantes de turma, para discutir a construção do Conselho de Representante de Turma. A princípio, este debate deveria envolver ambos os ensinos, Técnico e Médio. Porém, na última hora, a direção não liberou os representantes do Ensino Médio, alegando haver “um mal entendido na nossa solicitação para dispensar os representantes".

Apesar do contratempo, no encontro do dia 27, que se realizou no turno da noite, estiveram presentes 15 estudantes, representando 10 turmas. Depois de uma longa palestra da coordenadora do SOE, apenas para entregar uma pesquisa de satisfação interna para que os estudantes preenchessem (a qual será arquivada logo depois de entregue, como sempre), foi dado um informe sobre o projeto do CRT.

Foi colocado também que as reuniões até o momento eram convocadas pelo SOE pra resolver os problemas dentro da escola, porém este apenas canalizava o descontentamento dos estudantes, e logo depois arquivava os processos. Falou-se, ainda, que problemas como os que foram debatidos anteriormente (houve uma reunião do SOE com os representantes, que precedeu a nossa) como a falta de professores, falta de laboratórios, reformulação dos cursos, só será resolvido com a organização dos estudantes.

Logo depois se abriu espaço para perguntas, e todas giraram em torno do funcionamento e sobre qual o poder que este organismo teria frente à direção da escola. A resposta se deu no sentido de esclarecer que o funcionamento e o poder do CRT estavam subordinados à participação efetiva dos representantes, e que o poder de voz e ação do CRT estava direta e principalmente ligado à ampla participação dos estudantes.

Encaminhamos que marcaríamos uma nova reunião com uma maior propaganda, para que mais representantes estivessem presentes - principalmente os cursos de Estradas, já que são os mais atingidos com a falta de professores.

No dia seguinte (28 de abril) o encontro contava com 31 estudantes, representando 18 turmas do ensino técnico. Deram-se os mesmos informes da reunião do dia anterior. Ao se abrir o espaço para as perguntas, ao longo da discussão, vários problemas foram levantados, dentre os quais se destacam o preço do bar da escola, as catracas (que agora passaram a restringir a entrada e saída dos alunos menores de idade), problemas com professores e falta de professores, o "Xerox", sucateamento dos laboratórios, etc.

Diante da diversidade das reivindicações, foram identificadas duas com maior urgência de serem encaminhadas. São elas a falta de professores e o sucateamento dos laboratórios, e a questão das catracas.

Para isso foi proposto que se criasse comissões, para encaminhar uma solução. A proposta foi questionada por uma representante, pois boa parte dos presentes da reunião já havia dispersado, e, segundo ela, estes teriam direito de participar das comissões ou votar a favor ou contra a criação das mesmas. A este questionamento, foi respondido que, no momento em que os demais presentes a reunião se retiraram, estes se abstiveram de sua participação, inclusive da votação. Feita a votação, houve 3 votos contra a criação das comissões e cerca de 20 votos a favor.

A formação das comissões foi feita espontaneamente, ficando então compostas de 4 membros cada. Formaram-se as seguintes comissões: Comissão das Catracas e Comissão da Falta de Professores e Laboratórios. Ficou encaminhado também que faremos outro encontro, desta vez com a participação do Ensino Médio, semana que vem.


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